Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Competência para Processamento da Ação de Restituição de ICMS na Conta de Luz

TJ/SP decidiu recentemente em conformidade com a Lei 12.153/2009.

Publicado por Restituição do ICMS
há 5 anos

Recentemente, os Tribunais brasileiros vêm decidindo ser cabível o ajuizamento da Ação de Restituição do ICMS cobrado indevidamente na conta de energia nos Juizados Especiais da Fazenda Pública.

Tal fato baseia-se na Lei nº 12.153/2009 que criou os Juizados Especiais da Fazenda Pública no âmbito dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios. Veja abaixo:

"Art. 2o É de competência dos Juizados Especiais da Fazenda Pública processar, conciliar e julgar causas cíveis de interesse dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, até o valor de 60 (sessenta) salários mínimos."

Inclusive no foro onde houver Juizado Especial da Fazenda Púbica instalado, a sua competência é absoluta, conforme art. 4º da referida Lei:

"§ 4º No foro onde estiver instalado Juizado Especial da Fazenda Pública, a sua competência é absoluta."

Destaca-se ainda que na comarca onde não houver Juizado da Fazenda, a competência será do Juizado Especial Cível. Nesse sentido decidiu o TJ/SP:

Esperamos que esse artigo possa te ajudar!

Para saber mais visite nosso site: https://www.recebadinheiroicms.com.br/

  • Publicações43
  • Seguidores43
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações265
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/competencia-para-processamento-da-acao-de-restituicao-de-icms-na-conta-de-luz/677108324

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)